Buscar
  • Dr. Huber Vasconcelos

Síndrome dos Pontos Brancos




A Síndrome dos Pontos Brancos é o nome dado a um conjunto de doenças da retina e coroide (coriorretinopatias) que afetam tanto homens quanto mulheres geralmente entre os 20 e 50 anos de idade. Sua principal característica é o embaçamento da visão e a fotopsia, que é o aparecimento de flashes de luz na visão.


Além disto, dependendo da coriorretinopatia, também pode apresentar como sintomas:

Diminuição da visão central;

Diminuição da visão periférica;

Cefaleia;


Dentre os sinais mais comuns, observamos principalmente múltiplas lesões branco-amareladas na retina; outras alterações como vasculite cerebral grave podem ser observadas


Apesar da síndrome consistir em um grupo de coriorretinopatias inflamatórias com muitas características em comum, com o aprofundar das investigações é possível distingui-las levando em consideração a morfologia, sua história natural, o padrão angiofluoresceinográfico, bem como a forma com as lesões progridem.


Em muitos casos, o paciente pode receber um diagnóstico prévio de Síndrome dos Pontos Brancos, mas, com o detalhamento feito por meio dos exames, descobrir se tratar de uma epiteliopatia pigmentar placoide multifocal posterior aguda (EPPMPA/APMPPE), por exemplo.


No caso específico de APMPPE, na maioria das vezes trata-se de um problema em ambos os olhos, mas não necessariamente de forma simétrica. Essas características variam para cada tipo de síndrome dos pontos brancos e ao longo das postagens discutiremos cada uma delas.


O diagnóstico é feito principalmente por meio de exames como angiofluorescência e tomografia de coerência óptica (OCT). O tratamento é variado. Pode ser feita conduta expectante, assim como a prescrição de corticoides ou outros imunossupressores. Em paralelo ao tratamento, monitoramento periódico com o médico oftalmologista especialista em retina/úvea é essencial.


A gravidade e o grau do prejuízo à visão são variáveis de paciente para paciente e vão depender do subtipo em questão.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo