top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Huber Vasconcelos

Telangectasia Retiniana Primária

A telangectasia retiniana é uma condição relativamente comum. Porém, grande parte dos casos ocorre em decorrência de um outro problema na retina, como, por exemplo, uma inflamação ou oclusão vascular, características da retinopatia diabética e oclusão venosa retiniana. Quando isso ocorre, a telangectasia é caracterizada como secundária.


As telangectasias retinianas primárias são mais raras e abrangem um grupo de doenças vasculares retinianas, idiopáticas, congênitas ou adquiridas, que têm como características:





Dilatação e tortuosidade dos vasos sanguíneos retinianos

Múltiplos aneurismas

Vazamento vascular

Deposição de exsudatos duros.


Essas malformações vasculares tendem a progredir, e os sintomas se manifestam no decorrer da vida.


Telangectasia macular idiopática

Ainda não se sabe exatamente a causa da telangectasia macular idiopática, mas há suspeita de que haja algum fator genético que influencie na sua manifestação. Ela é subdividida em:


Telangectasia aneurismática (tipo 1 - MacTel type 1): pode estar relacionada à Doença de Coats, é congênita e unilateral. Pode afetar o polo posterior ou inclusive a periferia retiniana. Normalmente, ela ocorre em homens de meia-idade.

Telangectasia perifoveal (tipo 2 - MacTel type 2): afeta igualmente ambos os sexos, também na fase da meia idade. Ele atinge os dois olhos e causa embaçamento central. É mais comum que o tipo 1 e receberá atenção especial em publicação futura.


Telangectasia macular tipo 3 (MacTel type 3): Rara e pouco entendida fisiopatologicamente, caracterizada por uma oclusão dos vasos afetados.



O diagnóstico é feito por tomografia de coerência óptico, a OCT. O tratamento vai depender da classificação e de cada caso, mas em geral pode ser combinada a fotocoagulação a laser com injeções intravítreas que reduzem o edema macular, melhorando a visão. Dependendo do tipo e apresentação, ainda não há tratamento disponivel.

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page