Tipos de oclusões venosas na retina

As oclusões venosas de retina são uma das causas mais frequentes de perda de visão. O termo oclusão se refere a uma obstrução de uma ou mais veias da retina, que altera o fluxo sanguíneo, podendo provocar hemorragias e isquemias que prejudicam a função retiniana. Grande parte das doenças vasculares graves de retina estão associadas às oclusões.

Os principais fatores de riscos deste tipo de problema são:

idade (mais comuns em pessoas acima de 65 anos);

hipertensão arterial e diabetes;

glaucoma;

doenças como lúpus, sifilis, entre outras.

A oclusão pode ocorrer tanto na veia central da retina quanto nas suas ramificações. Em alguns pacientes, a doença acomete apenas um olho, mas há casos em que os dois olhos são afetados, indicando, muitas vezes, um problema sistêmico, como alteração na coagulação do sangue, por exemplo.

Tipos de oclusões venosas na retina:

Oclusão da veia central da retina (OVCR): obstrução da veia central da retina

Oclusão de ramo venoso da retina (ORVR): obstrução de uma ou mais ramificações da veia central da retina.

As oclusões podem afetar a visão de três principais formas, sendo elas o edema macular, isquemia macular e glaucoma secundário.

A classificação da doença também se divide em isquêmica e não isquêmica, dependendo do grau de sofrimento da retina como consequência da falta de irrigação e oxigenação adequadas.

Sintomas e Tratamentos

O sintoma mais comum e que pode indicar uma oclusão venosa é a baixa de visão súbita e indolor em um dos olhos. Muitos pacientes não têm nenhum tipo de queixa, por isso é muito importante manter o check-up oftalmológico em dia. Dentre os exames fundamentais para o diagnóstico e seguimento, além da avaliação oftalmológica completa, estão a Angiofluoresceinografia e a Tomografia de Coerência Óptica (OCT).

Os tratamentos podem incluir injeções intravítreas, laserterapia e, mais raramente, cirurgia (vitrectomia posterior). Quando não tratadas, as oclusões venosas podem progredir de forma rápida, levando à perda de visão irreversível.